Comunicado sobre novos modelos de Termos de Referência

 

Comunicado sobre novos modelos de Termos de Referência

 

 

Prezadas servidoras e Prezados servidores,

 

1. Considerando a Lei 14.133/2021, Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, e a disponibilização de modelos em parceria da Secretária de Gestão do Ministério da Economia (SEGES/ME) e a Advocacia-Geral da União (AGU), informamos que já atualizamos e divulgamos alguns modelos de Termo de Referência para uso pela UFABC.

2. Os modelos podem ser acessados na página da ProAd, através do link http://proad.ufabc.edu.br/index.php/compras-nacionais/modelos-documentos-compras, e são aplicáveis para aquisição de bens, contratação de serviços sem dedicação exclusiva de mão de obra e contratações de serviços de engenharia.

3. Ressaltamos, contudo que ainda não foram disponibilizados modelos para aquisição/contratação por registro de preço, bem como para contratação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra, uma vez que ainda faltam as publicações de regulamentações a respeito dos temas por parte dos órgãos competentes. Portanto, para estes processos, ainda devem ser utilizadas as versões antigas dos Termos de Referência, até que novos modelos sejam disponibilizados na página da ProAd.

4. Orientamos, deste modo, que a partir de agora, os processos para aquisição pontual de bens, contratação de serviços sem dedicação exclusiva de mão de obra e contratações de serviços de engenharia passem a usar, obrigatoriamente, os modelos atualizados disponíveis na página da ProAd.

5. Seguindo orientação da SEGES/ME e da AGU, orientamos as áreas demandantes para que ao utilizarem as versões mais atualizadas dos Modelos de TR, disponibilizadas na página da ProAd, realizem as alterações, devidamente justificadas, para melhor definição do objeto e das necessidades da UFABC. Os campos destacados em vermelho itálico devem ser preenchidos ou adequados pela área demandante de acordo com as peculiaridades do objeto a ser contratado, levando em consideração os critérios de oportunidade e conveniência. Alguns itens receberam Notas Explicativas para melhor compreensão do agente ou setor responsável pela elaboração do TR, e o agente ou setor responsável, deve suprimir as Notas Explicativas quando da finalização do documento.

6. Alertamos que, conforme preceitua o Art. 29, § 1o da Instrução Normativa SEGES/MP no 05/2017, as alterações feitas no documento devem ser indicadas e justificadas no Despacho de encaminhamento do Processo. As Notas de Rodapé, onde constam os dados da versão modelo utilizada na elaboração, devem ser mantidas no documento. Essas ações visam indicar para os agentes e setores responsáveis pela elaboração e análise dos demais documentos do processo de contratação (minutas de atas, contratos e editais) qual modelo serviu de base para a elaboração do documento em análise e identificação mais célere das alterações.

7. Destacamos que não serão analisados processos que estejam fora dos procedimentos apresentados acima. Assim, pedimos que divulguem essa mensagem a todos os servidores de sua área que atuam na instrução dos processos de aquisições e contratações, reforçando que quando da elaboração de novos TR, sempre devem ser adotados os modelos atualizados disponíveis na página da ProAd.

8. Ainda, tendo em vista que o prazo para adoção obrigatória da Lei 14.133/2021 se inicia em 01/04/2023, solicitamos que os processos que já foram analisados e estão aptos a serem publicados ainda com base na Lei 8.666/93 e no 10.520/2022, sejam encaminhados para a CGCCP, impreterivelmente, até o dia 17/03/2023, por entendermos que nesta data ainda haveria tempo hábil de concluir os procedimentos relacionados à publicação de Edital da licitação.

9. Os processos recebidos após esta data serão tratados e, caso necessário, devolvidos à área demandante para adequação e utilização dos novos modelos de TR.

10. Por todo o exposto, pedimos que compartilhem esse comunicado com os servidores de suas áreas e colaborem com o correto e preciso encaminhamento dos processos de aquisições e contratações.

11. Por fim, reforçamos que os servidores da ProAd estão à disposição para auxiliá-los na correta instrução dos processos de aquisições e contratações, podendo ser utilizado um dos seguintes canais:

* Presencialmente: na Coordenação de Gestão de Compras, Contratos e Patrimônio - Campus Santo André - Bloco A - 2º andar;

* Telefone e e-mail:
a) Divisão de Aquisições e Contratações: 3356-7536, 7537, 7538, 7539, 7540 ou 7541 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;
b) Divisão de Contratos: 3356-7545, 7542, 7543 ou 7546 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;
c) Divisão de Importação: 3356-7554, 7547 ou 7548 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Cordialmente,

Pró-Reitoria de Administração

Uso do meio eletrônico para a instrução do processo administrativo de aquisições/contratações, nacionais e internacionais na UFABC

 

Desde 15 de março de 2021 a abertura, instrução e encaminhamento dos processos de aquisições/contratações, nacionais e importados, acompanhamento/fiscalização de contratos, pagamentos e notificações são realizados de acordo com os fluxos disponibilizados no Painel de Processo Eletrônico da UFABC, exclusivamente via SIG-SIPAC, extinguindo-se o uso do papel nos processos desse tipo abertos após a data supracitada.

De acordo com o fluxo informado no Portal do Processo Eletrônico, a primeira etapa é o cadastro da Solicitação de Aquisição/Contratação de Serviço como um Documento Avulso, conforme passos definidos no Manual de Cadastro de Documento Avulso, seguido da autuação do Processo Eletrônico apresentado no Manual Cadastrar ou Autuar Processos Internos.

No momento da abertura do processo, o código a ser utilizado para os processos de aquisições/contratações, nacionais e importados é o “031 – Aquisição / Contratação de Prestação de Serviço”. O mesmo código deverá ser utilizado para os processos de notificação e pagamento relacionados.

Pede-se que seja feita a utilização do campo “Assunto Detalhado”, para descrever o processo e os documentos cadastrados, objetivando facilitar as buscas futuras. No caso dos processos, recomendamos o uso do assunto sugerido dentro dos fluxos e, para os documentos, o uso de palavras-chave que representem as suas características.

Após a abertura do processo, os demais documentos devem ser cadastrados diretamente no processo, conforme definido no Manual Adicionar Novos Documentos a Processos.

O novo fluxo de tramitação é bastante similar ao já realizado no ambiente temporário desde 2020. Contudo, uma boa parcela dos documentos passa a ser elaborada de forma nato-digital e temos uma variedade maior de tipos de documentos para melhor identificação daqueles que formam o processo.

A título de exemplo, informamos que os despachos passam a ser nato-digitais, devendo ser elaborados diretamente no SIG-SIPAC e não mais como um documento .pdf a ser anexado ao sistema. Com isso, como após a assinatura já são incluídos automaticamente os dados dos signatários, com a indicação da data e horário em que estes assinaram os documentos, não é necessário incluir os dados dos signatários no corpo do despacho. Por este e outros motivos, destacamos a importância de seguir as etapas sequenciais dos fluxos de forma estrita, utilizando os documentos correlatos, para que o procedimento padrão seja respeitado.

Reforça-se, ainda, que ao cadastrar os documentos, a natureza a ser utilizada é “Ostensivo”, permitindo que os documentos assinados sejam visíveis aos interessados, visto que os processos dessa natureza são públicos. Quando da elaboração ou juntada de documentos, deve-se, sempre que possível, evitar o uso de dados sensíveis, tais como RG e CPF, podendo substituir essas informações pelo SIAPE quando tratar de identificação de servidores.

Cumpre esclarecer que os processos que foram abertos antes de 15 de março, deverão seguir os procedimentos e fluxos adotados no ano de 2020, sendo a instrução e tramitação realizada no ambiente temporário do SIG/SIPAC até o seu encerramento.

Reforçamos que somente os processos cujos fluxos já foram migrados para o meio eletrônico podem ser instruídos via SIG-SIPAC. Para maiores informações sobre os tipos de processos que devem tramitar no formato eletrônico, orientamos que seja consultado o Portal de Processo Eletrônico da UFABC. Havendo interesse em migrar outros tipos de processos para o meio eletrônico, deve ser consultado o Plano de Transição, que estabelece as diretrizes gerais da implantação.

Por todo o exposto, é importante que todos os servidores acessem o Portal de Processos Eletrônicos da UFABC, onde são relacionados todos os tipos de processos migrados para o formato eletrônico e disponibilizados os tutoriais e os fluxos mapeados, com a indicação do tipo de documento e respectivo formato (nato-digital ou *.pdf) a ser utilizado em cada uma das etapas.

As dúvidas que surgirem após leitura do material de apoio ou da migração, devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , indicando no assunto “Dúvidas sobre processo eletrônico de aquisições/contratações e relacionados”.

Procedimentos

Checklist geral para Aquisições e Contratações Nacionais:

1-      Analisar a real necessidade da demanda, considerando o planejamento da área;

2-      Identificar se o item se enquadra em despesas de uso comum, conforme Portaria da Reitoria n° 163/2017;

3-      Caso seja despesa de uso comum, enviar e-mail para a área responsável indicada na Portaria, a fim de consultar a disponibilidade do item na UFABC. No caso de bem patrimonial, enviar consulta para a Divisão de Patrimônio/CGCCP/ProAd;

4-      Caso não haja disponibilidade, consultar Ata de SRP vigente da UFABC para atender a demanda;

5-      Se não há disponibilidade e não há Ata de SRP vigente, estabeleça a sua demanda considerando produtos/serviços com critérios e práticas de sustentabilidade: maior vida útil e menor custo de manutenção do bem e da obra; características de qualidade, durabilidade e segurança; uso racional de recursos naturais (água, energia, matéria prima etc), destinação de resíduos e logística reversa, reaproveitamento e reciclagem:

5.1 Consultar o Guia Nacional de Contratações Sustentáveis CGU/AGU - 6ª ed. set.2023 como referência principal para elaboração do ETP (IN 40/2020) e TR (modelos), considerando: Legislação, Principais determinações, Providências a serem tomadas e Precauções e consulte o Painel da parte específica do Guia 4ª ed.

5.2 Consultar o CatMat, selecionando a opção Item Sustentável “ícone com a folhinha” ou baixe as Planilhas detalhadas CATMAT-CATSER.

5.2.1 Caso não haja item sustentável cadastrado, utilize código com descrição geral e insira as características de sustentabilidade no campo “especificação” do TR;

5.3 Solicitar serviço de Análise de Viabilidade Técnica via Central de Serviços.

6-      Solicitar a abertura do Processo via SIPAC: https://sig.ufabc.edu.br/sipac/;

7- Juntar os seguintes documentos ao Processo Administrativo:

  1. Formulário de Solicitação de Aquisição e Contratação, disponível na aba “Modelos de Documentos”;
  2. E-mail de resposta à consulta citada no item 3;
  3. E-mail de resposta à consulta citada no item 5.3, se for o caso;
  4.  Termo de Referência ou Projeto básico, conforme modelo disponível na aba “Modelos de Documentos”;
  5. Aprovo do Termo Referência ou Projeto básico, conforme modelo disponível na aba “Modelos de Documentos”;
  6. Painel de Preços/Pesquisa de Mercado, conforme IN 73/2020 e IN 65/2021;
  7. Mapa de Preços;
  8. Despacho do Agente de Planejamento.

 

Normas internas: 

 

PORTARIA Nº 2622/2022 - REIT (11.01)- Nº do Protocolo: 23006.014503/2022-21, de 20.07.2022 - Revoga a Portaria nº 448/2020 - REIT e atualiza normas para a instrução dos processos que ainda não foram migrados ao modelo eletrônico.

 

OFÍCIO Nº 52/2021 - CGSA (11.01.09.02) - Nº do Protocolo: 23006.000558/2021-73, de 11.01.2021 - Orientações gerais sobre acesso ao Sistema Comprasnet Contratos - viabiliza os seguintes procedimentos: controle de documentos diversos; controle sobre os prazos de vigência dos contratos; gestão sobre as informações financeiras do contrato; visão global das penalidades aplicadas aos contratados; gerenciamento dos diversos contratos sob a responsabilidade do gestor; e controle sobre o valor desembolsado em cada contrato e sobre todos os contratos do órgão ou entidade.

 

- OFÍCIO Nº 1048 / 2020 - CGSA (11.01.09.02) - Nº do Protocolo: 23006.005135/2020-69 - de 30.06.2020 - Orientações gerais sobre Instrução Normativa que trata da elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares - ETP - para a aquisição de bens e a contratação de serviços e obras, e sobre o Sistema ETP digital.

 

 

- IN 65/2021 - IN que trata da Pesquisa de Preços

- IN 73/2020 - IN que trata da pesquisa de mercado e "Painel de Preços"

- CI nº 004/2017 - Encaminhamento e recebimento dos processos de aquisições e contratações na CGSA no exercício de 2017.

CI nº 015/2015 - Orientação às diversas áreas demandantes quanto ao fluxo e correta instrução dos processos de aquisições e contratações.

CI nº 073/2012 - Orientações quanto a aquisições, contratações, fiscalização de contratos e solicitação de aditivos. 

 - CI nº 681/2011 - Orientações quanto a alterações nos procedimentos de aquisições e contratações.

 

Material de apoio: 

 

I Ciclo de Debates da Administração da PROAD - Clique aqui para ter acesso aos slides da apresentação realizada no dia 15/05/2014. 

Caderno de Logística - PESQUISA DE PREÇO - Clique aqui

Portal de Compras do Governo Federal - http://www.comprasgovernamentais.gov.br 

Site do Planalto - http://www2.planalto.gov.br/acervo/legislacao 

Caderno de Logística sobre Pesquisa de Preços: http://www.comprasgovernamentais.gov.br/arquivos/caderno/pesquisa_precos-02-09.pdf 

Licitações e Contratos – Orientações e Jurisprudência do TCU

Licitações e Contratos Administrativos – Perguntas e respostas – Controladoria Geral da União

Obras públicas: recomendações básicas para a contratação e fiscalização de obras públicas - TCU

Sistema de Registro de Preços – Perguntas e respostas – Controladoria Geral da União

 

 

Material de apoio específico sobre sustentabilidade:

 

Guia 

Guia Nacional de Contratações Sustentáveis CGU/AGU - 6ª ed. set.2023

Guia Nacional de Contratações Sustentáveis CGU/AGU - 5ª ed. ago.2022

Guia Nacional de Contratações Sustentáveis CGU/AGU - 4ª ed. ago.2021

 

Sites 

Portal de Compras do Governo Federal - Logística Pública Sustentável 

Organização das Nações Unidas (ONU) – Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/ 

Pesquisa de Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiano.cfm?codlegitipo=3 

Pesquisa de Acordos Setoriais sobre Logística Reversa: http://sinir.gov.br/web/guest/acordos-setoriais 

Pesquisa de empresas com o Cadastro Técnico Federal/IBAMA: http://www.ibama.gov.br/cadastro-tecnico-federal-ctf

 

Destaques

Comunicado ProAd nº 03/2023

Informativo sobre Processo Eletrônico (aquisições/contratações)

Clique aqui Calendário de data limite para recolhimento de GRU 2024

Importante! Desde de Fevereiro de 2019, a gestão do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP está sob responsabilidade da Superintendência de Gestão de Pessoas - SUGEPE.

CI nº 018/2018 - Decreto nº 9.428/2018, que altera Decreto nº 93.872/1986 para dispor sobre despesas inscritas em restos a pagar não processados.

IN 73/2020 - IN que trata da pesquisa de mercado e "Painel de Preços"

A partir de 03/10/2016, a CGSA deixou de utilizar o sistema de movimentação de processos em Access, passando a movimentar processos somente no módulo SIPAC/Protocolo. Clique aqui para mais informações.

Processos Físicos - Clique aqui para acessar os novos procedimentos de abertura e tramitação de processos.