Estrutura organizacional
A ProAd possui a atribuição de executar a gestão de atividades de apoio às pró-reitorias acadêmicas de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Pela natureza de suas atividades, a ProAd relaciona-se com as demais áreas da universidade, uma vez que todas são potenciais demandantes de seus serviços de apoio.
No âmbito da ProAd, as atividades de apoio e gestão são desenvolvidas nas áreas de finanças e contabilidade, administração de contratos, processos de aquisições, gestão patrimonial e gestão documental.
A estrutura da ProAd é formada pelo Gabinete (GAB), pela Divisão de Arquivo e Protocolo (DAEP) e por duas Coordenações: 1. Coordenação de Gestão de Compras, Contratos e Patrimônio (CGCCP); 2. Coordenação de Gestão Financeira e Contábil (CGFC).
Cada Coordenação é, por sua vez, composta por Divisões.
Portaria SUGEPE Nº 2124/2021, publicado no Boletim de Serviço nº 1105, de 17 de dezembro de 2021.
Conheça a seguir as atribuições de cada Coordenação e suas respectivas Divisões.
COORDENAÇÃO DE GESTÃO DE COMPRAS, CONTRATOS E PATRIMÔNIO (CGCCP): Responsável pelas aquisições de materiais permanentes, de consumo, nacionais e importados e contratações de serviços demandados por todas as áreas da UFABC. Também responde pelo registro, movimentação e controle patrimonial dos ativos da Universidade.
CGCCP/Divisão de Aquisições e Contratações: elabora editais e realiza licitações públicas, por meio físico ou eletrônico, contribuindo para a obtenção da melhor aquisição para a UFABC. Clique aqui para mais detalhes.
CGCCP/Divisão de Importação: realiza importação de bens e produtos demandados pela instituição. Clique aqui para mais detalhes.
CGCCP/Divisão de Patrimônio: registra e controla o patrimônio móvel da UFABC. Clique aqui para mais detalhes.
CGCCP/Divisão de Contratos: faz a análise do processo licitatório a fim de definir qual instrumento contratual será utilizado, após formaliza o instrumento contratual, se for o caso, dentre outras atividades correlatas. Clique aqui para mais detalhes.
COORDENAÇÃO DE GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL (CGFC): é responsável pela gestão e execução dos recursos orçamentários e financeiros da UFABC, por meio do cumprimento das normas e procedimentos operacionais determinados pela legislação inerente à Administração Pública, assim como, a realização dos registros contábeis correspondentes.
CGFC/Divisão de Contabilidade e Orçamento: a) realiza as dotações orçamentárias solicitadas pelas áreas demandantes; b) emite empenhos e realiza a execução orçamentária; c) controla a execução e os saldos dos empenhos inscritos em Restos a Pagar; d) cumpre as obrigações fiscais e de controle determinadas pelos órgãos arrecadadores; e) realiza análise e controle dos balanços da Universidade. Clique aqui para mais detalhes.
CGFC/Divisão de Administração Financeira: a) realiza a liquidação e pagamento das obrigações contratadas com fornecedores nacionais e estrangeiros, de bolsas e auxílios a discentes, de diárias servidores e da Folha de Pagamentos da UFABC, assim como o recolhimento dos impostos resultantes das operações descritas. Clique aqui para mais detalhes.
GABINETE DA PROAD (GAB): responsável por assessorar a Pró-Reitoria de Administração - ProAd no estabelecimento dos procedimentos, rotinas e controles necessários à fiel execução das políticas estabelecidas pela Reitoria e Conselhos Superiores, em consonância com a legislação vigente e a adequada gestão dos recursos públicos disponibilizados à Instituição, decorrentes do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
DIVISÃO DE ARQUIVO E PROTOCOLO (DAEP): responsável pelas atividades de gestão documental, em consonância com o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal (SIGA) e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). O Protocolo é responsável pelo conjunto de operações e procedimentos visando ao controle documental. Clique aqui para mais detalhes.
Fonte: Relatório de Gestão