Orientações Técnicas
As orientações visam auxiliar a realização das tarefas de forma clara, e uniformizar os procedimentos voltados ao controle dos documentos, avulsos e processos, amparando a gestão documental e garantindo excelência no atendimento a todos os interessados.
Glossário de Termos Arquivísticos Digitais
Este Glossário tem como objetivo principal definir os termos da Tecnologia da Informação e da Arquivologia relacionados com a gestão e preservação de documentos digitais.
Glossário de Espécies Documentais
O glossário conceitualiza diferentes espécies documentais para auxiliar na escolha correta do documento para cada atividade desempenhada pela administração.
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística
O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico.
Manual de Padronização de Documentos da UFABC - 2ª Edição Revisada 2020
O Manual apresenta, de forma objetiva e clara, o padrão a ser aplicado nos documentos oficiais emitidos na Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC.
Aprovada pela Portaria da Reitoria nº 523/2014, revogada pela Portaria da Reitoria nº 217/2019 e atualizada em 18 de novembro de 2020.
Código de Classificação e Tabela de Temporalidade (Atividades-Meio) da Administração Pública Federal
O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, aprovadas pela Resolução CONARQ nº 14, constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas.
O Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, aprovado pela Portaria AN/MJ nº 92, de 23 de setembro de 2011, do Diretor-Geral do Arquivo Nacional, constituem elementos essenciais à organização do acervo acadêmico institucional, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas. A Portaria MEC nº 1.261, de 23 de dezembro de 2013, obriga sua utilização pelas Instituições Federais de Ensino Superior.
Segunda versão do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, o qual estabelece requisitos a serem cumpridos pela organização produtora / recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso, pelo tempo que for necessário.
Diretrizes para a Digitalização de Documentos de Arquivo nos termos do Decreto nº10.278/2020
Este documento, aprovado pela Resolução nº 48 do CONARQ, orienta o processo de digitalização de documentos realizado por pessoas jurídicas de direito público interno, assim como por pessoas jurídicas de direito privado e pessoas naturais, diretamente ou por meio de terceiros contratados, observado o contido no Decreto nº 10.278, de 2020.
Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo
Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 36, define diretrizes e recomendações com o objetivo de orientar os órgãos ou entidades que utilizam o correio eletrônico como ferramenta de trabalho na gestão arquivística das mensagens de correio eletrônico corporativo.
Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais
Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 37, estabelece diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais, com o objetivo de garantir a identidade e integridade desses documentos e minimizar os riscos de modificações, a partir do momento em que foram salvos pela primeira vez e em todos os acessos subsequentes.
Diretrizes para a Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis de Documentos Arquivísticos
Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 39, estabelece diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.