Orientações Técnicas

 

 

As orientações visam auxiliar a realização das tarefas de forma clara, e uniformizar os procedimentos voltados ao controle dos documentos, avulsos e processos, amparando a gestão documental e garantindo excelência no atendimento a todos os interessados.

 

Glossário de Termos Arquivísticos Digitais

Este Glossário tem como objetivo principal definir os termos da Tecnologia da Informação e da Arquivologia relacionados com a gestão e preservação de documentos digitais. 

 

Glossário de Espécies Documentais

O glossário conceitualiza diferentes espécies documentais para auxiliar na escolha correta do documento para cada atividade desempenhada pela administração.

 

Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico.

 

Manual de Padronização de Documentos da UFABC - 2ª Edição Revisada 2020

O Manual apresenta, de forma objetiva e clara, o padrão a ser aplicado nos documentos oficiais emitidos na Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC.

Aprovada pela Portaria da Reitoria nº 523/2014, revogada pela Portaria da Reitoria nº 217/2019 e atualizada em 18 de novembro de 2020.

 

Código de Classificação e Tabela de Temporalidade (Atividades-Meio) da Administração Pública Federal

O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, aprovadas pela Resolução CONARQ nº 14, constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas.

 

Código de Classificação e Tabela de Temporalidade (Atividades-Fim) das Instituições Federais de Ensino Superior

O Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, aprovado pela Portaria AN/MJ nº 92, de 23 de setembro de 2011, do Diretor-Geral do Arquivo Nacional, constituem elementos essenciais à organização do acervo acadêmico institucional, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas. A Portaria MEC nº 1.261, de 23 de dezembro de 2013, obriga sua utilização pelas Instituições Federais de Ensino Superior.

 

e-ARQ Brasil

Segunda versão do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, o qual estabelece requisitos a serem cumpridos pela organização produtora / recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos, a fim de garantir sua confiabilidade e autenticidade, assim como seu acesso, pelo tempo que for necessário.

 

Diretrizes para a Digitalização de Documentos de Arquivo nos termos do Decreto nº10.278/2020

Este documento, aprovado pela Resolução nº 48 do CONARQ, orienta o processo de digitalização de documentos realizado por pessoas jurídicas de direito público interno, assim como por pessoas jurídicas de direito privado e pessoas naturais, diretamente ou por meio de terceiros contratados, observado o contido no Decreto nº 10.278, de 2020.

 

Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo

Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 36, define diretrizes e recomendações com o objetivo de orientar os órgãos ou entidades que utilizam o correio eletrônico como ferramenta de trabalho na gestão arquivística das mensagens de correio eletrônico corporativo.

 

Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais

Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 37, estabelece diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais, com o objetivo de garantir a identidade e integridade desses documentos e minimizar os riscos de modificações, a partir do momento em que foram salvos pela primeira vez e em todos os acessos subsequentes.

 

Diretrizes para a Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis de Documentos Arquivísticos

Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 39, estabelece diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.


 

Destaques

Comunicado ProAd nº 03/2023

Informativo sobre Processo Eletrônico (aquisições/contratações)

Clique aqui Calendário de data limite para recolhimento de GRU 2024

Importante! Desde de Fevereiro de 2019, a gestão do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP está sob responsabilidade da Superintendência de Gestão de Pessoas - SUGEPE.

CI nº 018/2018 - Decreto nº 9.428/2018, que altera Decreto nº 93.872/1986 para dispor sobre despesas inscritas em restos a pagar não processados.

IN 73/2020 - IN que trata da pesquisa de mercado e "Painel de Preços"

A partir de 03/10/2016, a CGSA deixou de utilizar o sistema de movimentação de processos em Access, passando a movimentar processos somente no módulo SIPAC/Protocolo. Clique aqui para mais informações.

Processos Físicos - Clique aqui para acessar os novos procedimentos de abertura e tramitação de processos.