Estrutura organizacional

A ProAd possui a atribuição de executar a gestão de atividades de apoio às pró-reitorias acadêmicas de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Pela natureza de suas atividades, a ProAd relaciona-se com as demais áreas da universidade, uma vez que todas são potenciais demandantes de seus serviços de apoio.

No âmbito da ProAd, as atividades de apoio e gestão são desenvolvidas nas áreas de dinanças e contabilidade, administração de contratos, processos de aquisições, gestão patrimonial e gestão documental. 

A estrutura da Proad é formada pelo Gabinete (GAB) e por duas Coordenações: 1- Coordenação Geral de Suprimentos e Aquisições (CGSA); 2- Coordenação Geral de Finanças e Contabilidade (CGFC).

Cada coordenação é, por sua vez, composta por Divisões. 

 Organograma menor

Conheça a seguir as atribuições de cada Coordenação e suas respectivas Divisões.


COORDENAÇÃO GERAL DE SUPRIMENTOS E AQUISIÇÕES (CGSA): Responsável pelas aquisições de materiais permanentes, de consumo, nacionais e importados e contratações de serviços demandados por todas as áreas da UFABC. Também responde pelo registro, movimentação e controle patrimonial dos ativos da Universidade.

CGSA/Divisão de Aquisições e Contratações: elabora editais e realiza licitações públicas, por meio físico ou eletrônico, contribuindo para a obtenção da melhor aquisição para a UFABC. Clique aqui para mais detalhes.

CGSA/Divisão de Importação: realiza importação de bens e produtos demandados pela instituição. Clique aqui para mais detalhes.

CGSA/Divisão de Patrimônio: registra e controla o patrimônio móvel da UFABC. Clique aqui para mais detalhes.

CGSA/Divisão de Contratos: faz a gestão dos contratos de serviços, garantindo que o objeto contratado seja fornecido conforme edital, controlando o desempenho da empresa contratada quanto ao objeto de seu fornecimento. Clique aqui para mais detalhes.

 

COORDENAÇÃO GERAL DE FINANÇAS E CONTABILIDADE (CGFC): é responsável pela gestão e execução dos recursos orçamentários e financeiros da UFABC, por meio do cumprimento das normas e procedimentos operacionais determinados pela legislação inerente à Administração Pública, assim como, a realização dos registros contábeis correspondentes.

CGFC/Divisão de Contabilidade e Orçamento: a) realiza as dotações orçamentárias solicitadas pelas áreas demandantes; b) emite empenhos e realiza a execução orçamentária; c) controla a execução e os saldos dos empenhos inscritos em Restos a Pagar; d) cumpre as obrigações fiscais e de controle determinadas pelos órgãos arrecadadores; e) realiza análise e controle dos balanços da Universidade. Clique aqui para mais detalhes.

CGFC/Divisão de Administração Financeira: a) realiza a liquidação e pagamento das obrigações contratadas com fornecedores nacionais e estrangeiros, de bolsas e auxílios a discentes, de diárias servidores e da Folha de Pagamentos da UFABC, assim como o recolhimento dos impostos resultantes das operações descritas. Clique aqui para mais detalhes.

 

GABINETE DA PROAD (GAB): responsável por assessorar a Pró-reitoria de Administração - ProAd no estabelecimento dos procedimentos, rotinas e controles necessários à fiel execução das políticas estabelecidas pela Reitoria e Conselhos Superiores, em consonância com a legislação vigente e a adequada gestão dos recursos públicos disponibilizados à Instituição, decorrentes do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

GAB/Divisão de Arquivo e Protocolo: responsável pelas atividades de gestão documental, em consonância com o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal (SIGA) e normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). O Protocolo é responsável pelo conjunto de operações e procedimentos visando ao controle documental. Clique aqui para mais detalhes.

 

Fonte: Relatório de Gestão

Destaques

CI nº 018/2018 - Decreto nº 9.428/2018, que altera Decreto nº 93.872/1986 para dispor sobre despesas inscritas em restos a pagar não processados.

CI nº 001/2018 - Calendário de data limite para recolhimento de GRU.

Clique aqui para acessar  o Calendário de Pagamentos e Encerramento do Exercício de 2018 - CGFC

CI nº 053/2017 - Orientações gerais sobre IN que trata da pesquisa de mercado e "Painel de Preços"

CI nº 010/2017 - Orientações gerais sobre cadastro de afastamentos junto ao Sistema de Concessão de Diárias e Passagens.

CI nº 004/2017 - Encaminhamento e recebimento dos processos de aquisições e contratações na CGSA no exercício de 2017.

A partir de 03/10/2016, a CGSA deixou de utilizar o sistema de movimentação de processos em Access, passando a movimentar processos somente no módulo SIPAC/Protocolo. Clique aqui para mais informações.

SIPAC/Protocolo - Clique aqui para acessar os novos procedimentos de abertura e tramitação de processos.

Acesse a IN 7 de 29/08/2014 que altera a IN nº 5, de 27 de junho de 2014, que regulamenta os procedimentos administrativos básicos para realização de pesquisa de preços.

Acesse o Manual de orientação sobre a Instrução Normativa no 5/2014 – SLTI/MP

 

 

Destaques

Acesse as apresentações:

"Conheça a ProAd e seus principais fluxos e procedimentos"

Clique aqui

 "I Ciclo de Debates da PROAD"

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Contabilidade