Orientações técnicas

 

As orientações visam auxiliar a realização das tarefas de forma clara, e uniformizar os procedimentos voltados ao controle dos documentos, avulsos e processos, amparando a gestão documental e garantindo excelência no atendimento a todos os interessados.

 

Glossário de Termos Arquivísticos

Neste documento apresentamos uma explicação sucinta dos principais termos utilizados na Arquivologia.

 

Glossário de Espécies Documentais

O glossário conceitualiza diferentes espécies documentais para auxiliar na escolha correta do documento para cada atividade desempenhada pela administração.

 

Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística

O Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística é um instrumento de fundamental importância para a normalização conceitual das atividades inerentes ao fazer arquivístico.

 

Manual de Padronização de Documentos da UFABC

O Manual apresenta, de forma objetiva e clara, o padrão a ser aplicado nos documentos oficiais emitidos na Fundação Universidade Federal do ABC – UFABC.

 

Código de Classificação e Tabela de Temporalidade (Atividades-Meio) da Administração Pública Federal

O Código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública: atividades-meio e a Tabela básica de temporalidade e destinação de documentos de arquivo relativos às atividades-meio da administração pública, aprovadas pela Resolução CONARQ nº 14, constituem elementos essenciais à organização dos arquivos correntes e intermediários, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas.

 

Código de Classificação e Tabela de Temporalidade (Atividades-Fim) das Instituições Federais de Ensino Superior

O Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo relativos às Atividades-Fim das Instituições Federais de Ensino Superior - IFES, aprovado pela Portaria AN/MJ nº 92, de 23 de setembro de 2011, do Diretor-Geral do Arquivo Nacional, constituem elementos essenciais à organização do acervo acadêmico institucional, permitindo acesso aos documentos por meio da racionalização e controle eficazes das informações nele contidas. A Portaria MEC nº 1.261, de 23 de dezembro de 2013, obriga sua utilização pelas Instituições Federais de Ensino Superior.

 

e-ARQ Brasil

Neste documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 25, é apresentado um Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, o qual estabelece requisitos mínimos para um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD), independentemente da plataforma tecnológica em que for desenvolvido e/ou implantado.

 

Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo

Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 36, define diretrizes e recomendações com o objetivo de orientar os órgãos ou entidades que utilizam o correio eletrônico como ferramenta de trabalho na gestão arquivística das mensagens de correio eletrônico corporativo.

 

Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais

Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 37, estabelece diretrizes para a presunção de autenticidade de documentos arquivísticos digitais, com o objetivo de garantir a identidade e integridade desses documentos e minimizar os riscos de modificações, a partir do momento em que foram salvos pela primeira vez e em todos os acessos subsequentes.

 

Diretrizes para a Implementação de Repositórios Digitais Confiáveis de Documentos Arquivísticos

Este documento, aprovado pela Resolução CONARQ nº 39, estabelece diretrizes para a implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais para instituições arquivísticas dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.


 

Destaques

Clique aqui para acessar  o Calendário de Pagamentos e Encerramento do Exercício de 2017 - CGFC/AP

CI nº 053/2017 - Orientações gerais sobre IN que trata da pesquisa de mercado e "Painel de Preços"

CI nº 010/2017 - Orientações gerais sobre cadastro de afastamentos junto ao Sistema de Concessão de Diárias e Passagens.

CI nº 004/2017 - Encaminhamento e recebimento dos processos de aquisições e contratações na CGSA no exercício de 2017.

A partir de 03/10/2016, a CGSA deixou de utilizar o sistema de movimentação de processos em Access, passando a movimentar processos somente no módulo SIPAC/Protocolo. Clique aqui para mais informações.

SIPAC/Protocolo - Clique aqui para acessar os novos procedimentos de abertura e tramitação de processos.

Acesse a IN 7 de 29/08/2014 que altera a IN nº 5, de 27 de junho de 2014, que regulamenta os procedimentos administrativos básicos para realização de pesquisa de preços.

Acesse o Manual de orientação sobre a Instrução Normativa no 5/2014 – SLTI/MP

 

 

Destaques

Acesse as apresentações do "I Ciclo de Debates da PROAD"

Compras nacionais

Importação

Contratos

Patrimônio

Contabilidade